quarta-feira, 19 de maio de 2010

Santástico Elimination-tion


Se não morri do coração hoje, nunca morrerei disso!

Hoje acordei muito ansiosa, a hora não passava, estava tão inquieta que até chegava a doer o meu peito! Esses são os sintomas de pré-decisão de campeonato - e só quem ama futebol sabe do que estou falando.
Como já havia dito, apesar de considerar o Atlético Mineiro uma boa equipe, o Grêmio seria o maior teste do Santos na temporada. Não é querendo desmerecer o São Paulo, o Santo André e o próprio Galo, mas o time gaúcho é copeiro, sabe jogar mata-mata e marca em cima, daquela maneira que todo time do Rio Grande do Sul, tchê! sabe marcar. Além disso, o Grêmio conta com um ataque ótimo, formado pelo meio-campo que chega de trás, Douglas, além do ex-santista Jonas e do oportunista Borges.
Sabia que seria um jogo difícil, e sabia também que nossa defesa tomaria gols... o Santos é um time que faz muuuitos gols, mas também toma demais! Isso pode ser um problema, quando você joga contra uma equipe boa na marcação e que sabe aproveitar os contra-ataques.

O primeiro tempo do jogo, para o Santos, foi absurdamente fraco. Há alguns meses eu não vejo o Peixe errar tantos passes quanto errou hoje, inclusive o Robinho e o Ganso estavam meio perdidos no jogo, errando lançamentos e proporcionando contra-ataques para a equipe do Sul. Vale ressaltar que, mesmo receosa pela ausência do Arouca (que levou o terceiro cartão amarelo na semana passada), gostei da entrada do Rodriguinho, ele passou confiança para a defesa do Santos - muito ajudado pelo Wesley que, novamente, fez um partidaço!

Segundo Tempo

Na volta do intervalo, logo no primeiro minuto, deu para perceber que o Dorival tinha proporcionado um ânimo a mais para o time. O Peixe voltou aceso, com vontade de jogar bola, adiantando a marcação, desarmando bem e acertando mais passes. Dessa maneira, foi fácil chegar ao gol antes de 10 minutos da etapa final, com um gol de gênio do - então sumido - Paulo Henrique Ganso. Com esse placar o Santos estaria classificado, mas não ficou por aí! Sempre querendo mais, o Glorioso Alvinegro Praiano ainda foi à frente e, em uma falha da defesa gremista e com um passe açucarado do ótimo André, Robinho fez um golaço por cobertura sobre o excelente Victor.

Mas o Grêmio é time copeiro, está acostumado a decisões e foi para cima - já que não tinha nada a perder. Em uma falha absurda do jovem goleiro Felipe, a equipe gaúcha fez 2 a 1, e, como era de se esperar, cresceu no jogo! A tensão passou a crescer dentro e fora de campo, afinal, para o Grêmio se classificar, bastava mais um gol... mas, em um contra-ataque veloz, Wesley fez o gol da vitória do Peixe, o gol da classificação, para lacrar o caixão do "Imortal".

É desse jeito que se joga

Ficou claro que, indo para cima, diminuindo espaços, o Santos tem totais condições de ganhar de qualquer equipe do mundo! Não adianta querer inventar, jogar com três zagueiros, com apenas dois atacantes... o Peixe é um time ofensivo, esse é seu principal trunfo, e o André, em minha opinião, precisa ser titular. Ele é um jogador excelente, que sabe jogar de costas para o gol, não é fominha e sabe chutar. Já disse e repito: daqui a alguns anos, o André será um dos maiores centroavantes do Brasil. Para mim, já é... mas, tem gente que acha que ele precisa ganhar mais experiência...

Dentro de campo, a história é outra

É o seguinte: diretores, técnicos, jogadores e torcedores do Grêmio falaram, menosprezaram, acharam que já estava ganho, que os Meninos da Vila não tinham condições de vencer - em casa. Está aí a prova, minha gente! Dentro de campo, na bola, sem ser auxiliado pela arbitragem - pelo contrário, sendo prejudicado! Agora digo aos gaúchos: vocês viram com quem se meteram.

Depois da Copa, que venha o Vitória

O time da Bahia é fortíssimo em casa, ganhou por 4 a 0 do Atlético Goianiense, que havia vencido por um tento a zero em Goiânia.
Em um lance polêmico, o goleiro Viáfara levou cartão amarelo por ter feito a paradinha na cobrança de pênalti que originou o quarto gol - sendo que a FIFA proibiu a paradinha somente em junho. Héber Roberto Lopes, a regra é clara!!! Que papelão!!!



Sei que o post ficou grande, mas me empolguei... desculpem!!! Hahahaha...

É isso aí, Santos na final da Copa do Brasil... pena que teremos de esperar dois meses para gritar o que está entalado na garganta: "É CAMPEÃO!!!". Pela segunda vez no ano!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Apagão no Olímpico: Grêmio 4 x 3 Santos

Preciso escrever esse texto logo após o jogo, senão não conseguirei dormir. Tentarei ser o máximo possível sucinta e o menos irritada que eu puder... vamos lá!


Mais uma vez, o Santos sai ganhando um jogo, abre uma boa vantagem contra o adversário e, no segundo tempo, sofre um “apagão”! Foi assim no Paulistão contra o Palmeiras, contra o São Paulo (no primeiro jogo da semifinal) e contra o Santo André – e, por pouco, não perdemos o título do torneio.


Não é a primeira vez também que o Dorival erra ao modificar o time – e, arrependido, troca o jogador que acabou de colocar em campo em menos de 30 minutos do cara em campo.

O primeiro tempo do jogo de hoje foi muito bom para o Santos, com ótimas defesas do Felipe – defendendo um pênalti (mal chutado) pelo Jonas –, com uma excelente atuação do Paulo Henrique Ganso, com o André sendo decisivo novamente, com o Santos marcando bem (o que é uma raridade), diminuindo espaços e aproveitando bem os contra-ataques. Eu, sinceramente, estava esperando mais do Grêmio no primeiro tempo, desde que vi que o time gaúcho seria nosso adversário disse que o Santos teria, agora sim, uma parada duríssima pela frente, já que considero o Grêmio um dos melhores times do País na atualidade – ao lado do próprio Santos e do Cruzeiro (que passou vexame contra o São Paulo hoje, em pleno Mineirão). Pois bem, mas o Santos e o Dorival gostam de “fortes emoções”.]


No segundo tempo o Santos não viu a cor da bola nos 20 primeiros minutos e acabou tomando o empate nesse curto período de tempo, com dois gols do ex-são paulino Borges. Em minha opinião, assim como aconteceu no primeiro jogo das quartas-de-final contra o Atlético Mineiro, o Peixe abriu muitos espaços e acabou “fazendo o nome” do Borges – naquela ocasião, fez o nome do Diego Tardelli, que marcou os 3 gols da vitória do Galo em cima do Alvinegro Praiano. Sim, o Borges é um grande jogador, oportunista, sabe se colocar bem na área, mas, como diria o comentarista Neto, a defesa do Santos “tá de brincadeira”. E o Dorival mais ainda, que insiste em colocar o Rodrigo Mancha em todos os jogos (um jogador lento e sem ritmo de jogo), que acabou falhando e permitindo os gols do Grêmio.


Sei que você não está me lendo, Dorival, mas chega desse Rodrigo Mancha no Santos! Não tem condições, mas ele também não foi o principal culpado pelo empate, e você o tirando de campo em menos de 15 minutos de atuação fez com que o Peixe se abatesse mais ainda...


Os 30, 35 minutos do segundo tempo foram tão pífios para o Santos, que até mesmo o Ganso errou passes, estava nervoso dentro de campo. Tomamos uma virada por 4 a 2, isso é inaceitável... se o Robinho não “acha” um gol ao final da partida, dificilmente conseguiríamos nos classificar para a final da Copa do Brasil na semana que vem.


Enfim, ainda acho que é possível conseguirmos ir para a final do campeonato, nossa tarefa não é tão complicada, precisamos apenas ganhar o jogo na Vila Belmiro por um placar simples, de 1 a 0. O GRANDE problema é que o guerreiro e importantíssimo Arouca tomou o terceiro cartão amarelo e estará de fora do jogo de volta. Agora fico pensando, quem será o substituto do meio-campo? Quem no Santos tem a capacidade de substituir o volante e marcar e desarmar tão bem quanto ele? Será que o Dorival colocará o Germano, jogará com três zagueiros, improvisará alguém...? Isso só saberemos mais para frente, mas uma coisa é certa: o técnico do Peixe está dando MUITA sorte por ter um time bom em mãos, que sabe reverter placares ruins, porque, se dependesse das últimas atuações do treinador, o Santos não teria sequer passado pelo Atlético Mineiro. Abre o olho, Dorival! Acorda, Santos!


P.S. 1: a convocação oficial da Seleção Brasileira foi ridícula! Teremos de agüentar jogadores absurdamente ruins como Doni, Michel Bastos, Josué, Kléberson, Gilberto Silva... mas, pelo menos, o Santos não será prejudicado com a ausência do Ganso (que está na lista dos sete – que não servem para nada) e do Neymar.

P.S. 2: e por falar na Jóia, semana que vem, na Vila, ele estará em campo novamente. Bom reforço, hoje era um jogo para ele!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Maioridade Futebolística: Santos Campeão Paulista 2010


O futebol é mesmo algo inexplicável. Em início de temporada os clubes se reforçam, trazem jogadores de renome, montam um time de "galáticos". No entanto, alguns dos mais desacreditados podem sagrar-se campeões. Foi isso que aconteceu no Campeonato Paulista desse ano. O Santos iniciou sua temporada como um time que, para muitos, só cumpriria tabela, os torcedores ainda estavam infelizes com a demissão do Vágner Mancini, raivosos com as péssimas atuações de Kléber Pereira, sem ter no que crer dentro de campo... então, eis que o técnico campeão da Segundona pelo Vasco e recém-contratado pelo Peixe, Dorival Junior, coloca alguns meninos de pouco nome para jogar. Acontece que a santástica torcida já havia visto esse filme antes: em 1978 e em 2002.
O Santos é um clube que sempre deu chances aos garotos da base, os chamados "Meninos da Vila". Em 1978, comandados pelos jovens Pita, Juary, Nilton Batata e João Paulo, o Peixe levou a taça do Campeonato Paulista daquele ano, sobre o temido São Paulo. Já em 2002, após sofridos 18 anos de jejum de títulos, o Santos tornou-se Campeão Brasileiro sobre o Corinthians, após ter se classificado em 8º (último lugar) na primeira fase do torneio - e os maestros da vez eram Diego, Robinho, Elano, Renato e Cia.
Em 2010, mais uma geração de Meninos da Vila - a 3.0 - nasceu na Baixada. Comandados por Neymar, Paulo Henrique Ganso, André, Pará e tantos outros, mesclados à experiência do ídolo Giovanni e do já consolidado Robinho, que voltou ao Peixe para se redimir de sua saída conturbada em 2004.
Ontem, dia 2 de maio de 2010, mais um brilhante capítulo da história do Santos foi escrito: o 18º título Paulista conquistado por uma equipe acostumada a gerar craques para o futebol mundial, que ainda apresentou a melhor campanha do campeonato, 10 pontos à frente do segundo colocado, além de ter marcado 100 gols na temporada. E o Santo André, a zebra do torneio, jogou como time grande e valorizou o título conquistado pelo Alvinegro Praiano. Foi bonito de se ver, mesmo com as expulsões infantis de jogadores experientes como Léo, Marquinhos e Roberto Brum, o Santos demonstrou uma raça além do que havia mostrado durante todo o campeonato - até então, o Peixe só havia jogado futebol-arte, daqueles que nos deixam inspirados e felizes por gostarmos de futebol. Mas, ontem, o Time da Vila jogou com fibra, com vontade, correndo atrás do placar adverso como se esse fosse o último jogo da vida de cada um dos jogadores em campo. A atitude de Paulo Henrique Ganso, de dizer que não seria substituído, que queria ficar em campo para lutar, foi o ato de um homem, que ganhou sua maioridade futebolística com esse 18º título e demonstra um pouco do que foi o jogo. E os deuses do futebol estavam mesmo conspirando para que o título fosse para a Baixada: duas incríveis bolas na trave chutadas pelo Ramalhão (uma aos 43 do 2º tempo) enchiam de esperança o coração dos torcedores do ABC e de medo os corações santistas - já que, se tomasse mais um gol, o título iria para Santo André.
Aos que diziam que os garotos tinham de ganhar algo para provar seu valor, recebam o que pediam. Santos Campeão Paulista de 2010 com todos os méritos, pelo bem do futebol.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons